Criar uma Loja Virtual Grátis
Noções de Primeiros Socorros
Noções de Primeiros Socorros

 


Introdução: A vida de uma pessoa (inclusive a sua própria), poderá um dia, depender dos P.S. que receber em caso de acidentes. Por isto, leia com atenção este, e, se um dia presenciar um acidente, não seja omisso, não se afaste nem fique parado. Procure socorrer os acidentados. 
A presença de um médico é imprescindível. Assim, se você não estiver sozinho, mande alguém telefonar ou ir até um pronto-socorro mais próximo. Enquanto a acistencia medica não chega, inicie imediatamente os procedimentos do P.S. 
Evite mover inutilmente o acidentado. Comece atendendo as vitimas que exigem atendimentos mais urgentes. 




Parada cardíaca e respiratória: prioridade no atendimento 

Se a vitima estiver inconsciente, procure sentir seu pulso). Se não conseguir, tente escutar diretamente o coração. Se, mesmo assim, não perceber batimento cardíaco, inicie imediatamente a massagem cardíaca, sempre acompanhada de respiração artificial. 
Aplicando respiração artificial: Deite a vitima de costas, em uma superfície firme; retire objetos ou comida de sua boca ou garganta e incline sua cabeça para trás, de modo que o queixo aponte para cima. 
Apóie a metade inferior da palma de uma de suas mãos na metade inferior do osso esterno da vitima. Com a outra mão sobre a primeira, sem encostar os dedos no tórax e usando o peso da parte de cima do seu corpo, comprima verticalmente, com vigor, o tórax do acidentado, de forma que ele se mova de quatro a cinco centímetros. Relaxe, permitindo que o tórax volte à posição normal. 
Faça quinze compressões cardíacas (em cerca de 12 segundos) e duas rápidas respirações boca a boca (em cerca de 5 segundos). Desse modo podem ser feitas sessenta massagens por minuto. Se houver outra pessoa para ajuda-lo, é melhor dividir o socorro: a cada cinco compressões, é feita uma respiração boca a boca pelo outro socorrista, sem interrupção da massagem. Procure manter o ritmo de setenta massagens e dezesseis respirações por minuto. Esses socorros devem ser aplicados até que a vitima se recupere ou ate que chegue ao médico. 
Atenção: em bebes são necessarias cem compressões por minuto, feitas com os dedos indicador e médio, com 0,5 a 1,2cm de compressão; em criança de ate 10 anos, oitenta compressões por minutos, aplicadas com uma das mãos com 0,5 a 3,5 cm de compressão). 
A respiração pelo método boca a boca é feita do seguinte modo: desobstrua as vias respiratórias do acidentado inclinando-lhe a cabeça para trás, o máximo possível. Observe se a língua esta bloqueando a entrada de ar. Se isso acontecer, puxe-a para a frente. Tape as narinas da vitima e abra-lhe a boca. encha os pulmões de ar e, com a boca colada na da vitima, sopre com força até observar o tórax dela se elevar. Afaste-se um pouco, destape as narinas da pessoa e observe o esvaziamento dos pulmões. Recomece a operação, repetindo-a no mínimo doze vezes por minuto.pode-se fazer respiração artificial pelo nariz, caso a mandíbula esteja fraturada ou as vias respiratórias estejam bloqueadas. Neste caso, feche a boca da vitima e sopre pelo nariz. 
Atenção: em crianças pequenas coloque a boca sobre a boca e o nariz da criança e sopre suavemente com menor volume de ar, ate notar que o peito se eleva. Assim que ouvir a criança expirar livremente, repita a operação. De vez em quando pressione o estomago da criança para evitar que o mesmo se encha de ar. 
Continue, ate a pessoa voltar a respirar por si mesma, o que as vezes demora até uma hora ou mais.

Translate this Page


Muintos dizem não temer, até estarem em sua presença.