Exercícios respiratórios
Exercícios respiratórios

1. Relaxe o corpo e a mente, mantenha uma postura natural e não use roupas apertadas. Relaxe todos os músculos, especialmente os do baixo-ventre, e concentre-se, Mantenha a mente livre de preocupações e tente ignorar luzes e barulhos. 
2. Procure controlar sua mente e regular sua respiração, concentrando-se no ritmo, extensão, volume e velocidade de cada movimento respiratório. Tente atingir um estado mental tranqüilo e, ao regular a respiração, tomar consciência do sentido das sete palavras: bom, profundo, longo, lento, firme, sem pressa, e regular. 
3. complete o exercícios respiratórios com outros exercícios físicos, para obter o máximo de beneficio desse exercício respiratório, fisicamente inativo. 
4. proceda de maneira ordenada, passo a passo, e seja paciente. Comece com os movimentos mais fáceis e passe gradativamente aos mais difíceis. Passe lentamente para o estado de quietude, e inicialmente faça esses exercícios durante apenas 15 a 20 minutos. Posteriormente o tempo pode ser aumentado. 
5. tome de 10 a 15 minutos para se preparar antes de começar o exercício respiratório, pare de ler ou exercer qualquer atividade mental e relaxe. Assegure-se de não estar com fome ou de estomago cheio, e não faça o exercício respiratório se tiver febre, diarréia, resfriado e se estiver cansado demais. 


Exercícios de relaxamento 

Postura: Deitado de costas com um travesseiro grande e macio sob a cabeça e os ombros. Relaxe braços e pernas, feche levemente os olhos e a boca com os dentes se tocando e a ponta da língua tocando o a parte de trás da arcada superior. 
Respiração: Respire pelo nariz, calma, regular e continuamente. 
Controle da mente: Para conseguir entrar em estado de quietude, pense na palavra quieto ao inspirar e na palavra relaxe ao expirar. Enquanto expira, relaxe conscientemente a cabeça, os braços, o peito, o abdômen, as costas, a cintura, os quadris, as pernas e finalmente os pés. Depôs de ter relaxado todas as partes do corpo, comece a pensar em relaxar suas veias, nervos e órgãos internos. 
Efeitos físicos: Bom para pessoas que sofrem de doenças crônicas. 
Importante: Antes de ver algum resultado, você deve praticar esses exercícios ao menos dois ou três meses. 
Exercícios de fortalecimento 
Esse exercício pode ser feito sentado, ereto, com as pernas cruzadas ou de pé. 

Sentado ereto: Sente-se ereto em um banco plano, com os pés bem apoiados no chão. Mantenha as pernas paralelas e separadas a uma distancia correspondente a largura dois ombros; mantenha o tronco vertical, as mãos sobre as coxas, os cotovelos flexionados naturalmente, a cabeça e a coluna retas, o queixo para dentro, os ombros relaxados, os olhos e a boca ligeiramente fechados e a ponta da língua descansando por trás da arcada superior. 

Sentado com as pernas cruzadas: Sente-se com as pernas cruzadas numa almofada. De maneira natural. Mantenha as costas retas, os ombros relaxados e a cabeça erguida, com o queixo para dentro. Junte as mãos, uma sobre a outra, os polegares cruzados e as palmas para cima; mantenha olhos e boca ligeiramente fechados e descanse a língua por trás da arcada superior. 

De pé: De pé, com os pés separados a uma distancia correspondente a largura dos ombros, gire a ponta dos pés ligeiramente para dentro e mantenha os joelhos ligeiramente flexionados. Mantenha as costas retas, os braços elevados, as mãos na altura dos ombros, com os cotovelos abaixo dos ombros, e mantenha os braços como se estivesse abraçando uma árvore grossa; deixe os dedos ligeiramente flexionados como se estivesse segurando uma bola. 
Efeitos físicos: É bom para os que sofrem de neurastenia, hipertensão, enfisema e doenças do coração. O exercício também da ênfase ao controle da mente para atingir o estado de quietude. 

Translate this Page


Muintos dizem não temer, até estarem em sua presença.